sábado, 17 de maio de 2014

Organização Celular

Organização Celular

Citologia é o estudo da célula.
Célula: unidade morfofisiológica do ser vivo. De forma e função.
Quanto à Evolução as células se dividem em:
Procariontes: menos desenvolvidas. Não possuem carioteca (membrana nuclear), o material genético fica solto pelo citoplasma, formando o nucleoide.
Eucariontes: mais desenvolvidas. Possuem carioteca que delimita o núcleo e “guarda” o material genético dentro dele.

Teoria celular: “todo ser vivo é formado por célula.”

Os vírus não são considerados seres vivos, mas são parasitas intracelulares obrigatórios.
Existem seres unicelulares (como as bactérias) e pluricelulares (como os animais). Nos pluricelulares, as células se agrupam e quanto mais complexo o ser, maior a organização celular dele.


Célula Bacteriana
Bactérias são seres unicelulares, procariontes e composta por parede celular, membrana plasmática, DNA, citoplasma e ribossomo.

Célula Animal
Como são eucariontes, possuem núcleo definido.
No geral, são formadas por:
Retículo Endoplasmático: bolsas e tubos membranosos que preenche grande parte do citoplasma. Pode ser:
            Rugoso ou granuloso: repleto de ribossomos, produz e transporta pelo citoplasma certas proteínas;
            Liso ou não-granuloso: sem ribossomos. Sintetizam ácidos graxos, fosfolipídios e esteroides. Ainda possui enzimas que alteram certas substâncias tóxicas;
Complexo Golgiense ou de Golgi: bolsas membranosas achatadas, empilhadas. Armazena e libera as substâncias produzidas no Retículo Endoplasmático e produzem lisossomos.
Lisossomos: vesículas constituídas de enzimas digestivas. Fundem-se às bolsas com macromoléculas “capturadas” pela célula e digere esse material. Participa, portanto, da digestão intracelular.
Tem , ainda, função autofágica, digerindo materiais ou parte da própria célula;
Peroxissomos: oxida ácidos graxos, que serão utilizados para a síntese de colesterol e outros compostos, serve como matéria prima para a respiração celular;
Mitocôndrias: responsável pela respiração celular, forma de obtenção de energia para os seres vivos. Possuem, DNA próprio;
Citoesqueleto: finíssimos tubos e filamentos proteicos que define a forma da célula, permita a adesão da;célula a outras estruturas e possibilita o deslocamento de estruturas dentro da célula.
Centríolos: pequeno cilindro oco, constituído por nove conjuntos de três microtúbulos, participa diretamente da divisão celular, formando as fibras de fuso;
Cílios e flagelos: estruturas filamentosas que protegem a célula, além de promover movimento e captura de nutrientes;
Ribossomos: responsáveis pela síntese proteica;
Citoplasma: meio gelatinoso, onde as organelas permanecem e se movimentam;
Núcleo: bolsa composta de material genético (DNA e RNA) que apresenta poros na superfície para troca de substâncias entre núcleo e citoplasma;
Membrana plasmática: película fluida que delimita e protege a célula, formada por uma bicamada lipoproteica. É semipermeável, permitindo a passagem de certas substâncias por:
            Osmose: passagem de líquido, sem gasto de energia;
            Difusão: passagem de sólidos através de poros específicos (sem gasto de energia) ou pela bomba sódio-potássio (com gasto de energia).

Célula Vegetal:

Apresenta as estruturas das células animais e mais três:
Parede celular: camada mais rígida por fora da membrana, que impede que as suas células percam ou absorvam água demais.
Vacúolo Central: bolsa que armazena água;

Plastos: organelas ligadas diretamente a fotossíntese, pois captam energia luminosa. Os cloroplastos são responsáveis pela fotossíntese. Contém clorofila. Formado por tilacoides (bolsas achatadas, interligadas e empilhadas) e pelo estroma (fluido com enzimas, material genético e ribossomos). Uma pilha de tilacoides chama-se granun.
(vestibulandoweb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário